Fale Conosco:
Deixe seus dados que entramos em contato.
Deixe seus dados que entramos em contato.
Deixe seus dados que entramos em contato.
Quanto vale a sua empresa? (Parte 1)
Porque avaliar o preço de uma empresa, quando e qual método empregar
Antes de discutirmos qualquer metodologia de avaliação de preços de empresas, é fundamental compreendermos quando e porque devemos fazer o Valuation.
Valuation é o processo de determinar o valor econômico de uma empresa, ativo, projeto ou investimento.
A maioria dos empresários e empreendedores, principalmente de pequeno e médio porte, tem como necessário a elaboração do Valuation de sua empresa quando tem objetivo de vende-la, e, é óbvio que essa decisão torna o Valuation necessário.
Mas temos que ter como premissa, principalmente com uma visão financeira e econômica mais moderna e com foco na agregação de valor, que a riqueza do empreendedor é formada também pelo seu Patrimônio Empresarial, ou seja, o valor adicionado ao longo do tempo pelo empreendimento ao investidor. O Patrimônio da empresa (PL) é constituída contabilmente pelo Capital Inicial (Capital Social), adicionado dos resultados obtidos em sua operação.
Mas a empresa não vale exclusivamente o valor expresso em seu PL, pode valer mais, e as vezes, muito mais, ou até menos, dependendo de fatores internos e externos como; mercado de atuação, posicionamento da empresa no mercado, posicionamento dos concorrentes deste mercado, tendência de crescimento do segmento, tendência de crescimento da empresa, fluxo e capacidade de geração de caixa a empresa, entre outros ambientais e macro ambientais relevantes...
Tais quesitos acima devem ser avaliados e ponderados no Valuation a demonstrar o quanto a estratégia e a execução operacional de um negocio vem adicionando e destruindo valor, e o mais importante, que tais fatores sejam utilizados no processo de tomada de decisões com a finalidade de aumentar a riqueza do investimento.
Marcelo Davanço
28/05/2025 14:52
Entre em contato sem compromisso e tire suas dúvidas.